Pontos sobre Lucas 12.1-12: Como vencer a incoerência

Amanhã em SJCampos, o sermão tratará do texto de Lucas 12.1-12: “Como vencer a incoerência”. Jesus fala das influência (fermento) da hipocrisia. Não vamos falar da hipocrisia dos outros, como é o costume de alguns, mas da nossa própria.

Veja alguns pontos sobre a passagem, que servirão, em parte, como introdução do sermão:

  1. Há alguns dias, um ator americano admitiu sua hipocrisia, ao fazer campanha contra a poluição e andar de jato particular. Geralmente, aponta-se a hipocrisia dos outros. Jesus quer que confessemos nossa própria e nos arrependemos dela.
  2. O trecho se divide, conforme os termos marcadores (falar, digo), em três parágrafos: versos 1-3, versos 4-7 e versos 8-10. (As versões de BVozes, NET, NRSV, ESV e NKJV seguem exatamente esta divisão.)
  3. A frase repetida: “Não tenham medo”, no início do verso 4 e no final do verso 7, marca versos 4-7 como um parágrafo e talvez ressalte o ponto do meio como sendo o principal.
  4. Por cada aviso, nos três parágrafos, Jesus recomenda uma atitude que deve ser tomada para cancelar a influência da hipocrisia na vida do discípulo.
  5. A influência da hipocrisia (v. 1) penetra como fermento, espalha como vírus. Essa influência é generalizada, infiltra sem muito alarde e acaba inchando a pessoa como o fermento faz crescer a massa. (Não é à-toa que a hipocrisia conduz à arrogância.)

Venha estar conosco amanhã de manhã. Veja essa página para as informações de horário e local. Os pontos principais do sermão, só amanhã mesmo.

About these ads

Um comentário sobre “Pontos sobre Lucas 12.1-12: Como vencer a incoerência

  1. Excelente Randal . Sempre me pergunto por que certos assuntos quase não são abordados na igreja. Ex: hipocrisia, inveja, desonestidade, raiva…. Mesmo sendo cristãos, não estamos livres destes sentimentos e muitas vezes as raízes foram plantadas antes da conversão. E quanto mais se falar sobre o assunto, os cristãos se auto avaliam, amadurecem e podem até buscar ajuda de profissionais. Mas se não abordar esses temas “delicados”, o crescimento não será tão saudável como deveria…Me parece.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s